- o que ando a ver -
환영합니다 (bem vindo) ao Just Bubble Days, quer estejas de visita, ou já sejas um leitor daqui. Espero que gostes do espaço e não te esqueças de deixar um comentário quer seja para criticar ou dar sugestões, pois é pela tua presença que me dá prazer de estar por cá.
Viciada em música, apreciadora da moda sul-corena, apaixonada por fotografia e fascinada por linguagem web... Sou a única postadora e autora deste espaço. Podes-me tratar por Mei Bubble ou simplesmente por Mei, tu é que decides e seguir-me nos link's em baixo.

20/04/15

Como é feito o Saqué? + documentário "The Birth of Saké"

Hello Bubbles! Tudo bem com vocês? Sinceramente espero que sim... Então eu hoje estou a passar por aqui por que queria-vos trazer uma curiosidade sobre Saqué. Sabem aquela bebida transparente que dá a sensação que é água ardente, quando vemos os atores a bebê-la nos doramas ~ pelo menos a mim dá-me essa sensação, já que eles fazem aquela cara de *queima* (^^) ~

Mas mesmo assim para os que não estão a ver qual é, eu deixo uma intro, O que é Saqué? Saqué é uma bebida alcoólica fermentada oriunda do Japão. Esta é classificada na mesma categoria que o vinho, e o seu teor de álcool é por volta dos 16%. Os ingredientes desta são arroz e água, já que é na fermentação do arroz que se obtém a bebida.

Mas e como ela é feita? Apesar dos poucos ingredientes, a bebida não é assim tão simples de se fazer. Como é produzido o Saqué? O saqué é obtido a partir da matéria prima da bebida "koji", encontrada nos grãos do arroz, resultado da remoção do excesso de óleo e de proteínas dos mesmos. Para isso o arroz deve ser limpo, amolecido, seco, vaporizado e arrefecido. Um processo longo mesmo. Seguidamente, a matéria prima é misturada em água para se tornar em uma pasta de grãos, que será fermentada por trinta dias. No final do processo, dá-se origem ao "marimo", que passará por várias filtragens para finalmente chegar ao estágio final do saqué. Dizem também que quanto mais o grão for polido melhor será a bebida.

E aí já estão a ver o que é o saqué? Depois da intro tão grande, vou vos falar só de mais uma coisinha. Em cima eu falei do processo de produção da bebida, julgo que nos dias de hoje a bebida seja feita da mesma forma, mas talvez ~ muito provavelmente ~, graças aos avanços da tecnologia, a bebida já não seja feita da mesma forma, digo pelo menos não tradicionalmente. E é por essa razão que vou vos falar da família Yoshida.

E porquê? porque apesar dos avanços tecnológicos, a família Yoshida, que vive no norte do Japão, ainda produz a bebida de modo artesanal, já à mais de 140 anos, mantendo assim o método de fabrico e a tradição do Saqué, de há mais de 2000 anos (o.0).

E foi por essa mesma razão que o cinematografista Erik Shirai decidiu acompanhar a elaboração cuidadosa dessas bebidas para o documentário "The Birth of Saké", acompanhando a família durante os seis meses de produção. Clica aqui (www) para assistires ao trailer.

E aí o que acharam? Eu fiquei curiosa, espero que algum dia alguma alma caridosa se lembre de fazer a legendagem, se não assisto em inglês mesmo, ~ e sim eu sou daquelas pessoas chatas que gosta de ver documentários (*-*) ~, e já agora se algumas vez já provaste saqué deixa nos comentários como foi, que eu aqui ainda vou ficar na esperança de um dia provar (T^T)...

É isso bye bye... e sério não abusem no álcool! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores